Bonsai
Plantas de Exterior
Cultivo:Muito Fácil
Período de Florescimento:Verão
Tipo:Folhagem
Tamanho:Médio
Clima:Subtrópicos
Estilo:Perene
modo de cultivo:
A rosa de tres cores é uma planta bulbosa, de textura herbácea e florescimento vistoso. Seu bulbo é do tipo cormo. Ela é de porte ereto e baixo, com cerca de 20 a 45 cm de altura. Suas folhas são lineares, longas, dispostas em forma de leque, que juntos formam uma planta entouceirada, cheia. As flores surgem em inflorescências terminais, sustentadas acima da folhagem por hastes longas e eretas. As flores apresentam seis pétalas tipicamente vermelhas ou alaranjadas, com centro amarelo e halo marrom entorno do centro. Atualmente há híbridos de diversas outras cores.
A rosa de tres cores é uma planta graciosa, com flores de cores quentes, ideais para a formação de maciços e bordaduras a pleno sol. Sua resistência a curtos períodos de estiagem a tornam uma planta excelente para jardins rochosos, de baixa manutenção, ou em locais com pouca disponibilidade de água. Elas também se adaptam bem a vasos e jardineiras. Na primavera, as inflorescências podem ser colhidas para a confecção de arranjos florais e buquês charmosos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o clima ameno, não tolerando geadas ou frio intenso. Não necessita vernalização. O plantio dos cormos se efetua no outono, assim as plantas se desenvolvem no inverno e florescem no início da primavera. No verão a folhagem gradativamente amarelece e seca. Neste momento, os cormos podem ser removidos, limpos e armazenados em local limpo, seco, sombreado e fresco. Multiplica-se por sementes e mais facilmente por separação dos pequenos cormos formados entorno do cormo principal da planta. Os cormos de rosa de tres cores apreciam uma profundidade de 5 cm e espaçamento de 10 cm entre plantas.